top

ADIADO PARA DATA A DESIGNAR :: CONVERSAS COM CIÊNCIA: PLÁSTICOS, LIXO MARINHO E REDES DE PESCA FANTASMA: UM OCEANO DE PREVENÇÃO :: ADIADO ATÉ NOVA DATA

PLÁSTICOS, LIXO MARINHO E REDES DE PESCA FANTASMA: UM OCEANO DE PREVENÇÃO | CONVERSAS COM CIÊNCIA

 

(15 MAR 2020, 11h) :: ADIADO ATÉ NOVA DATA

 

O Oceano é fonte de inúmeros recursos e serviços de valor inestimável. A sua proteção é uma prioridade estando definida num dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, o Objetivo 14: Proteger a Vida Marinha. Infelizmente, o oceano é o destino final de muitos resíduos, sendo a maioria plástico, que pode fragmentar-se em pequenas partículas, os chamados microplásticos. Deste modo, são necessárias novas abordagens e tecnologias para reduzir o lixo marinho. Mais do que remediar é necessário prevenir. Nesta conversa, daremos como exemplo o projeto NetTag, iniciativa que tem como objetivo reduzir e prevenir o lixo marinho produzido pelas pescas, incluindo as chamadas redes fantasma, juntando cientistas, engenheiros e parceiros da indústria pesqueira.

 

Investigadora: Marisa Almeida

Lotação: sujeito à lotação do espaço

Local: Fundação de Serralves

Acesso: gratuito (entrada pela Rua Bartolomeu Velho, 141)

Mais informações aqui.

 

Conversas com Ciência:

Numa parceria com o Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR), o Conversas com Ciência convida um investigador e a comunidade para uma conversa informal, um domingo por mês, a realizar-se no Parque de Serralves. A partilha assente nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, terá como especial destaque nas temáticas: "Proteger a vida marinha”; "Ação climática”; "Saúde de qualidade”; "Erradicar a fome”; "Água potável e saneamento”; e "Energias renováveis e acessíveis”. Estas sessões visam aproximar a comunidade à ciência e comunicação de ciência através do conhecimento do trabalho desenvolvido pelos investigadores do CIIMAR.

Projeto realizado em parceria com Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR).