top

“Monstros Marinhos” e “Mar de Plástico” na Ribeira de Sintra

“Monstros Marinhos” e “Mar de Plástico” na Ribeira de Sintra

 

O CIIMAR - Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (Universidade do Porto) e os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) inauguram, no próximo dia 27 de novembro, pelas 15h00, as exposições “Monstros Marinhos” e “Mar de Plástico”. As exposições estarão patentes até 27 de março de 2022 no novo espaço SMAS na Ribeira de Sintra, o futuro Museu da Água e Resíduos, e pretendem alertar para o problema do lixo marinho e a necessidade de adoção de comportamentos ambientalmente responsáveis por parte da população.

 

Todos os dias, ouvimos notícias preocupantes sobre o plástico que chega aos Oceanos: baleias que dão à costa com dezenas de quilos de resíduos no estômago; plástico descoberto em grande quantidade nos fundos oceânicos; microplástico encontrado no sal marinho ou nos produtos do mar que comemos; milhões de animais marinhos mortos devido à ingestão de plástico. Segundo pesquisas recentes chegam ao Oceano mais de 8 milhões de toneladas de plástico cada ano. As duas exposições utilizam diferentes ferramentas de comunicação com forte impacto visual para denunciar este novo normal onde o plástico se assumiu como uma espécie invasora e predadora dos ecossistemas marinhos. Uma iniciativa inserida na campanha Ocean Action do CIIMAR, um projeto que pretende contribuir para a literacia do oceano e sensibilizar para o impacto da poluição no mar.

 

A exposição “Monstros Marinhos” é constituída por numerosas esculturas e instalações idealizadas pelo artista Ricardo Nicolau de Almeida e executadas apenas com plásticos recolhidos nas zonas balneares, que recria um fundo do mar composto por criaturas imaginárias e assustadoras. Nesta instalação surge um polvo gigante, anémonas e peixes coloridos, que retratam de forma figurada as novas “espécies” de plástico que estão a invadir o Oceano. 

 

“Mar de Plástico”, por seu turno, é constituída por painéis infográficos, áreas sensoriais, vídeos e objetos artísticos. Os visitantes são convidados a entrar na exposição através de um corredor de plástico, que permite percecionarem o efeito opressivo da acumulação de plástico no meio marinho. 

 

As exposições “Monstros Marinhos” e “Mar de Plástico” constituem a primeira grande iniciativa do novo espaço SMAS na Ribeira de Sintra, que ocupa as instalações da Oficina da Ciência que, recentemente, passaram para a gestão dos SMAS de Sintra. O novo espaço SMAS, que irá acolher o Museu da Água e Resíduos (MAR), pretende afirmar-se como uma referência nas áreas da educação e sensibilização ambiental e de divulgação científica e tecnológica, no âmbito do ciclo urbano da água e dos resíduos, sensibilizando a comunidade em geral para os valores da defesa do património ambiental.

 

Exposição patente de terça-feira a domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00, entre 27 de novembro de 2021 e 27 de março de 2022

Segundas-feiras e feriados - encerrado