top

09 Nov 2022

CIIMAR reuniu parceiros e stakeholders do projeto ATLANTIDA

No dia 7 de novembro decorreu no CIIMAR o 2º encontro anual do Projeto ATLANTIDA focado no desenvolvimento de uma plataforma de monitorização do Oceano Atlântico Norte e de ferramentas para a exploração sustentável dos recursos marinhos.

Liderado pela U.Porto, o projeto ATLANTIDA pretende potenciar a expertise de uma equipa multidisciplinar do consórcio UNorte.pt (Universidade do Porto, Universidade do Minho e Universidade de Trás–os-Montes e Alto Douro) e CIIMAR, mobilizando outras 6 unidades de I&D.

O projeto está estruturado em 5 Linhas de Investigação, cada uma organizada em 2-4 atividades de I&D , desde a monitorização e modelação oceânica e costeira, ao estudo e compilação de biobancos marinhos como ferramentas para a biotecnologia marinha, entre vários outros exemplos.

Neste 2º ano do projeto, o trabalho avançou em todas as linhas de investigação, com atividades diversas que vão desde a coleta, análise ou modelagem da água do oceano, seus sons, batimetria, energia das ondas ou comunidades de macroalgas, a investigações sobre as características físicas, térmicas, de circulação e dinâmica do fundo do mar.

Atividades de campo permitiram ainda uma avaliação, em aquicultura, da ocorrência e efeito dos microplásticos em tecidos e no desenvolvimento de peixes, para além do potencial das larvas de moscas ou ácido oleico em farinhas de peixes.

As 4 instituições envolvidas no ATLANTIDA têm uma longa história de colaboração e iniciativas conjuntas, e esta multidisciplinaridade tem ainda possibilitado o desenvolvimento de biobancos de microrganismos marinhos, a par de uma seleção de macroalgas e invertebrados marinhos como modelos para estudos ou extração e avaliação dos seus compostos e propriedades dos biomateriais.

Este encontro foi um momento de partilha de informação, não só internamente entre os parceiros do projeto, ao longo de uma manhã de discussões técnicas, mas também com diversas partes interessadas, numa tarde dedicada à divulgação do projeto e seus resultados junto dos convidados. Entre os vários stakeholders que marcaram presença, contaram-se representantes das Capitanias da Autoridade Marítima Nacional, das Águas e Energia do Porto, Viana Pesca, ou mesmo a Sra. Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro.

Com um orçamento de cerca de 3 milhões de euros, o projeto ATLANTIDA – Platform for the monitoring of the North Atlantic Ocean and tools for the sustainable exploitation of the marine resources é cofinanciado pelo Programa Operacional Regional do Norte (NORTE2020), Portugal 2020 e União Europeia, através do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.