top


Principal Investigator
Ana Bio

Leader Institution
CIIMAR-UP

Research Teams


Program

MarRISK: Adaptação costeira às alterações climáticas: conhecer os riscos e aumentar a resiliência

MarRisk pretende assegurar um crescimento inteligente e sustentável das zonas litorais da Galiza e Norte de Portugal através da avaliação dos riscos costeiros mais importantes nos cenários de alterações climáticas.
Inundações, intensificação de eventos extremos, episódios de algas tóxicas e erosão costeira, são exemplos de riscos a analisar por forma a melhorar a resiliência dos sectores económicos tradicionais e de outros sectores emergentes como as energias renováveis ​​marinas.
De esta forma, será melhorada a adaptação da área de cooperação ante possíveis catástrofes e serão desenvolvidas aplicações e serviços para  garantir uma resposta coordenada, dado que os riscos ambientais exigem um âmbito transfronteirizo.
MarRisk irá avaliar a evolução do clima costeiro, melhorando a resolução de análise existente actualmente, e irá habilitar sistemas de monitorização e vigilância. MarRisk colocará ferramentas de apoio à tomada de decisões ao dispor das administrações públicas, do tecido produtivo e da sociedade em geral, para melhorar a gestão do litoral.

Funding